Carregando...
 
       
     
     
     
     
    A
     
     
     
     
     
     
    - Atualizado em 29/06/2016 17h17

    VÍDEO: pescadores fazem registro de espécie de golfinhos pouco vista em Santa Catarina

    Espécie conhecida como nariz de garrafa foi avistada em Garopaba 

    Foto: Luiz Henrique da Silva / Arquivo Pessoal /Arquivo Pessoal

    Leitores encaminharam para a página do Facebook do DC um vídeo de um grupo de golfinhos no último domingo, em Garopaba. No registro, pelo menos trinta animais estavam nadando bem próximo da embarcação.

    As imagens foram enviadas por três amigos de Florianópolis que costumam pescar na região. Luiz Henrique da Silva, um dos homens que estava no barco, diz que os mamíferos ficaram próximos por cerca de 5 minutos

    Bibiana Lessa, bióloga do Museu Oceanográfico de Santa Catarina, explica que se trata da espécie Tursiops trucatus, conhecida como nariz de garrafa, que raramente é vista na costa catarinense. 


    — Esses golfinhos têm um fluxo migratório muito grande e se deslocam pelos mares em busca de grandes cardumes. Eles andam em grandes grupos que podem ir de 10 até 100 animais. Eles tiveram bastante sorte, é bem difícil de registrar a presença deles por aqui. 

    Nas últimas semanas, moradores de Laguna manifestaram preocupação nas redes sociais com o número de mortes de botos este ano no município. Entretanto, pesquisadores atestaram que há equilíbrio entre o número de mortes e de nascimento de botos na região.

    Diário Catarinense