Carregando...
 
       
     
     
     
     
    A
     
     
     
     
     
     
    - Atualizado em 10/08/2018 15h11

    Vídeo: casarão que já abrigou governadores de SC está abandonado em Florianópolis

    Casarão tombado fica na rua Frei Caneca

    Foto: Mateus Boaventura /CBN Diário

    Durante uma vistoria do Ministério Público de Santa Catarina nesta terça-feira (07) num casarão histórico na rua Frei Caneca, a reportagem da CBN Diário teve acesso ao interior do imóvel e pode comprovar o estado de abandono do lugar. Com o decreto 15.068, publicado no Diário Oficial do município do dia 2 de setembro de 2015, o edifício foi tombado como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da cidade. De acordo com o jornalista Upiara Boschi, a casa foi ocupada por três ex-governadores catarinenses: Vidal, Nereu e Celso Ramos. Além de Mauro Ramos, que foi prefeito de Florianópolis. No início dos anos 2000, abrigou uma escola e depois um diretório partidário. Em 2014, o proprietário foi notificado pelo MPSC para fazer a proteção do local afim de evitar invasões, mas hoje, o estado do edifício é deplorável.  

    O promotor de justiça Daniel Paladino vai recomendar nesta quinta-feira (09) à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, "uma vez que o imóvel é tombado pelo poder municipal, que adote medidas urgentes visando a limpeza e fechamento do local com tapumes, serviços que em tese poderiam ser feitos imediatamente pela Comcap, a critério da Prefeitura. Paralelamente deverá a PMF impor ao proprietário a obrigação de restaurar a originalidade do imóvel, sem prejuízo a aplicação de multa em função dos prejuízos causados ao patrimônio histórico."

    Segundo registro da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Urbano (SMDU) a propriedade está em nome de uma construtora chamada "Santa Catarina".

    CBN Diário