Carregando...
 
       
     
     
     
     
    A
     
     
     
     
     
     
    - Atualizado em 03/11/2017 17h19

    Temporada das baleias-francas chega ao fim com menor número de avistamentos em 15 anos

    Em sobrevoo realizado em setembro, 49 animais foram vistos no litoral catarinense

    Galeria de imagens

    A temporada de baleias-francas no litoral sul do Brasil termina no fim do mês de novembro, mas o número de avistamentos já diminuiu nas últimas semanas, segundo dados divulgados pelo Projeto Baleia Franca/Instituto Australis. Durante o primeiro sobrevoo desta temporada, realizado em julho, foram registradas 29 baleias, no segundo, realizado em setembro, 49 animais estavam na região. O número de baleias da temporada 2017 é o menor desde 2002.

    A bióloga Karina Groch, diretora de pesquisa do Projeto Baleia Franca, relata que a temporada de 2017 iniciou com ocorrências de baleias-francas dentro da média, com os primeiros avistamentos realizados em junho em Itapirubá, na Praia do Rosa, e mais ao sul, em Passo de Torres. Porém, o total de avistamentos foi o menor dos últimos 15 anos, o que ainda não preocupa os pesquisadores:

    — Monitorando a flutuação do número de baleias ao longo dos anos, identificamos que a redução tem influência das alterações climáticas, tanto naturais, como o El Niño, quanto intensificadas pelo homem. Essas mudanças comprometem a disponibilidade de alimento para as baleias e isso está associado a taxa reprodutiva.

    Karina explica ainda que os animais vêm para o Brasil para reprodução, por isso, quando as fêmeas não se alimentam direito podem não engravidar, ou não vir até o país, ficando no litoral da Argentina. 

    — Precisamos continuar acompanhando e cruzando nossas informações para, caso haja alguma outra influência, identificar. Então, em princípio, não estamos preocupados porque já tínhamos esse indicativo, mas precisamos continuar acompanhando nos próximos anos — complementa a pesquisadora.

    Avistamento de baleia em Itapirubá no feriado de Finados, é possível que seja o último do ano. baleia , baleia franca , projeto baleia franca , avistamento , Itapirubá , santa catarina
    Foto: Karina Groch / Projeto Baleia Franca

    O monitoramento é realizado pelo Projeto Baleia Franca desde 1987. De acordo com os dados, a população de baleias começou a demonstrar sinais de crescimento a partir de 2002, quando 124 baleias foram registradas em setembro. Esse número chegou a quase 200 em 2006 e em 2011. Em média, são avistadas 109 baleias no litoral centro-sul de Santa Catarina, a maioria de fêmeas acompanhadas dos filhotes recém-nascidos, que estão em fase da amamentação. 

    Neste feriado de Finados, a passagem de uma fêmea com filhote por Itapirubá fez a alegria dos moradores e pode ter sido o último avistamento da temporada.

    Confira o vídeo feito pela equipe do Projeto Baleia Franca:

     

     

    Diário Catarinense