Carregando...
 
       
     
     
     
     
    A
     
     
     
     
     
     
    - Atualizado em 07/01/2019 16h02

    Sistema instável para pagar IPTU com desconto causa indignação na capital

    Foto: Juliana Gomes /Divulgação

    Nesta segunda-feira (7), o encerramento do prazo para pagar a cota única do IPTU 2019 de Florianópolis com desconto de 20% levou dezenas de pessoas ao Pró-cidadão do Centro, na Avenida Mauro Ramos, para obter a segunda via do boleto de pagamento. A instabilidade do sistema para emissão da 2ª via do carnês causou indignação de contribuintes.

    Os moradores que buscaram ajuda do Pró-cidadão não receberam os carnês enviados pelo correio. A prefeitura alegou não ter sido informada pelos correios sobre o número de carnês entregues ou recebidos pelos contribuintes. 

    Em entrevista ao Estúdio CBN, o gerente de  receitas e tributos da capital Georges Mavros Filizzol afirmou que a prefeitura estudava até o início desta tarde prorrogar o prazo de pagamento.

    Pouco antes das 16h, por meio de sua assessoria, a prefeitura informou que não prorrogaria o prazo, já que a data para pagamento consta em lei municipal e não pode ser alterada por decreto.

    Até por volta das 10h30,  96 pessoas aguardavam na fila para pegar uma senha de atendimento no Pró-cidadão do Centro, em sua maioria pessoas que não receberam o carnê pelo correio. 

    Com a instabilidade do sistema, o site iptufloripa.com.br, muitos contribuintes ficaram até 1 hora a espera de auxílio e, com a demora, alguns desistiram.

    O superintendente do Pró-cidadão Marcelo Bhorer explicou que a instabilidade do sistema se deve ao excesso de acessos e que a prefeitura trabalha para resolver a questão. O Pró-cidadão tem atendimento até as 17h. 

    O gerente de receitas e tributos da capital Georges Mavros Filizzola informou que há possibilidade de o prazo para pagamento da cota única com desconto ser estendido. 

    -  A questão da prorrogação foi levantada, está sendo discutida em âmbito superior, entre o gabinete do prefeito e do secretário. Por enquanto, não chegou até mim nenhuma minuta de prorrogação. De  manhã, fui comunicado pela assessoria jurídica que estava sendo discutida a possibilidade de prorrogação - afirmou. 

    CBN Diário