Carregando...
 
       
     
     
     
     
    A
     
     
     
     
     
     
    - Atualizado em 29/01/2018 16h23

    Renato Igor: nossas calçadas precisam ser melhores que o piso do shopping center

    Foto: CBN /Diário

    Para reduzir os congestionamentos em Florianópolis, o principal fator seria investir pesadamente na melhoria do transporte coletivo, e depois no sistema viário, ciclovias e por aí vai. Mas pouco se fala em calçadas. O Plamus traz um dado impressionante de que muitas pessoas se deslocam a pé, e com muita dificuldade. Muitas vezes não temos calçadas, e quando as temos estão quebradas, fora do padrão ou com obstáculos que impedem a passagem. 

    A prefeitura de Florianópolis promete lançar um plano pesado na 2ª etapa do programa Se Liga na Rede, para combater as ligações clandestinas de esgoto. Por que não também fazer um mutirão de recuperação de calçadas? Tudo bem que elas são responsabilidade dos cidadãos, mas cabe à prefeitura fazer a fiscalização.

    Temos o problema de servidões, ruas estreitas, sem calçadas. E tem também a questão de que o morador vai até o limite de seu terreno, coloca o muro ao lado da faixa de rolamento. Se tivéssemos calçadas adequadas, planas, regulares, certamente isso seria um estímulo grande para muita gente deixar o carro em casa.

    O professor Enrique Peñalosa, urbanista, ex-prefeito de Bogotá, disse que muitas pessoas vão ao shopping, entre outras razões, porque elas conseguem caminhar em um terreno completamente liso, sem buracos, sem muros. As nossas calçadas precisam ser melhores que o piso dos shopping centers. Será que é sonhar demais? Ouça o comentário:

    CBN Diário