Carregando...
 
       
     
     
     
     
    A
     
     
     
     
     
     
    - Atualizado em 07/01/2019 13h20

    Projeto disponibiliza cerca de seis mil planos de aula gratuitos para professores

    Produção foi feita a partir da Base Nacional Comum Curricular

    Foto: Emerson Souza /Diário Catarinense

    A Associação Nova Escola, em parceria com a Fundação Lemann e o Google.org disponibiliza gratuitamente cerca de 6 mil planos de aula para as principais disciplinas da educação infantil, como matemática, língua portuguesa, história e geografia. A produção foi compartilha por professores de todo o Brasil e busca facilitar o processo de educação nacional.

    A partir do ano letivo de 2019 a educação infantil e o ensino fundamental começam a implementar mudanças propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A ideia é que todos os princípios e ensinamentos básicos sejam passados para os alunos, tanto de escolas particulares quanto de escolas públicas, através de um conjunto de aprendizados fundamentais para a educação básica. 

    Um dos ideais do projeto é o de tratar o aluno como protagonista, como explica a professora de educação infantil, Kelly Oliveira, que faz parte do time de autores de planos de aula:

    — A criança passa a ser um ser mais ativo no processo de educação, não é aquela que vai ficar sentada esperando o professor fazer tudo, mas ela é um essencial no processo de aprendizagem. Tenho contato de estratégias de educação que vem do Canadá, que alguns professores brasileiros, principalmente de escolas públicas, não tem. Então utilizei de algumas coisas do meu dia a dia para fazer os planos de aula  — comenta. 

    Um dos cuidados durante a produção dos planos de aula foi o de pensar em todas as possíveis escolas e professores que possam utilizar das aulas, para que não hajam restrições por falta de estrutura:

    — O que a gente buscou foi sempre deixar o mais acessível possível para todos os tipos de professores. Seja para um professor de escola de elite ou para um professor de uma escola pública de periferia. Não importa. Qualquer plano de aula pode ser aplicado por qualquer professor — explica Kelly.

    Os planos contam com conteúdos em diversos formatos como vídeos, áudios, testes, livros digitais e apresentações, e estão disponíveis gratuitamente para consulta por qualquer pessoa através do site https://novaescola.org.br/plano-de-aula/busca

    CBN Diário