Carregando...
 
       
     
     
     
     
    A
     
     
     
     
     
     
    - Atualizado em 26/12/2018 15h12

    Prefeito diz que lixo de Anhatomirim é levado irregularmente para Governador Celso Ramos

    Juliano Duarte Campos promete recorrer à Justiça para que a UFSC faça essa coleta

    Foto: Cristiano Estrela /Diário Catarinense

    A prefeitura de Governador Celso Ramos vai entrar na Justiça para exigir que a coleta de lixo gerado nas visitas à Ilha de Anhatomirim seja feita pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e não pelo município. O prefeito de Celso Ramos, Juliano Duarte Campos, diz que os resíduos deveriam ser recolhidos por quem administra a Ilha.

    — Não administramos a Ilha. Resta para nós o lixo. Tem toda uma exploração pela universidade, e além de não contribuir em nada com a cidade, eles deixam o lixo na praia do Antenor. Isso está sendo estudo de uma ação que a gente vai mover depois da virada do ano contra a administração da Ilha. Ao invés de levarem para a origem aonde aplicam o recurso, eles deixam para nós, para que a gente recolha o lixo deles, e ainda deixam mal acondicionado, na beira da praia, não conseguem nem deixar nas lixeiras — afirmou Dutra, em entrevista ao Notícia na Manhã.

    O prefeito defenda que o lixo seja levado de volta a Florianópolis e sugere que os recursos dos ingressos da visitação sejam utilizados pela UFSC para isso:

    — Eles cobram ingresso para a entrada. A Universidade, que faz essa gestão, poderia contratar uma empresa para fazer a coleta do lixo.

    O recolhimento de lixo é um problema em outras praias de difícil acesso, como Ilhéus, Tinguá e Praia De Cordas, pela falta de consciência de alguns frequentadores. 

    — Algumas pessoas levam todos os seus mantimentos e não trazem de volta aquilo que levaram. É quase impossível fazer a limpeza. Em Ilhéus, por exemplo, é preciso ir de barco, com apoio dos Bombeiros e da Polícia Ambiental, pois a praia praticamente não existe intervenção humana. Chegar lá para retirar o lixo demora quase uma semana.

    Ouça a entrevista do prefeito de Governador Celso Ramos, Juliano Duarte Campos, ao Notícia na Manhã:

    CBN Diário