Carregando...
 
       
     
     
     
     
    A
     
     
     
     
     
     
    - Atualizado em 21/02/2018 17h37

    O que saber antes de comprar um caminhão?

    Confira os três critérios decisivos na compra de um caminhão

    Conteúdo patrocinado por CAVESE/SCANIA

    Comprar um caminhão exige análise, paciência e planejamento para que a decisão tomada seja a melhor possível. Para você adquirir um veículo que traga lucro, conforto e satisfação com a escolha, elaboramos um checklist dos critérios que devem ser analisados antes da compra. Confira!

    1 – Indícios do momento de compra

    Novas oportunidades de negócio são o sinal mais importante de que se deve investir em um novo caminhão: seja para expandir a frota, seja para substituir um veículo já ultrapassado e de baixo desempenho. O surgimento de novas propostas e acordos vai indicar se o modelo atual é suficiente para suprir as necessidades do mercado.

    Outro alerta de que está na hora de investir em um novo caminhão é oferta de cargas maiores do que as suportadas pelos veículos existentes. Perder espaço no mercado nunca é uma opção que agrada aos motoristas, por isso, a recusa frequente de trabalhos por falta de capacidade de entrega é um forte sinal de que um novo modelo precisa ser adquirido.

    2 – Características

    Investir em um um caminhão novo ou em um usado? Não existe só uma resposta correta para essa pergunta. A escolha deve ser feita de acordo com os objetivos e possibilidades do comprador. Um modelo usado tem a vantagem do preço mais atrativo quando comparado aos valores de um novo, pois já está depreciado. Porém, é preciso cuidado já que é difícil ter um panorama exato das condições do caminhão e dos custos de operação de um usado. Novas tecnologias são constantemente lançadas, permitindo que modelos novos tenham um desempenho que acaba trazendo vantagens. Caminhões novos apresentam garantia de fábrica, sistemas recentes e atualizados para as necessidades das estradas. 

    Se optar por um usado, lembre-se de conferir o estado de conservação da lataria, das portas, faróis, capô, suspensão, volante, alavanca de câmbio, rolamentos, pivôs, buchas, sinais de ferrugem, colisões traseiras, furos camuflados e principalmente o histórico de manuntenção do trem de força (motor, caixa e diferencial). Faça sempre um test-drive.

    O segundo questionamento é referente ao modelo. Para ter certeza de qual escolher, avalie o uso e serviços a que se destina o caminhão. Na hora da compra, deixe bem claro o que você espera para que o vendedor passe informações relativas a custo de manutenção, preço e disponibilidade de peças de reposição e o suporte a ser oferecido caso algum sinistro aconteça. Independentemente da escolha, priorize a compra em concessionárias de confiança.

    3 – Retorno financeiro e desempenho

    Quando falamos de retorno financeiro, é importante considerar o custo de manutenção do caminhão. Esse é um cuidado que merece cautela no momento da compra. Nem sempre um veículo mais barato significa menor gasto para o caminhoneiro. Por vezes, o valor mais baixo está atrelado a pouca demanda do mercado, além de alto custo de operação e de manutenção. Antes de finalizar o negócio, faça uma simulação da média de gastos periódicos com os modelos que estão na lista de possíveis escolhidos. Faça um simulação do custo de troca de óleo e de filtros, de revisões mecânicas e elétricas, de substituições de peças, componentes internos e externos.  Verifique também a disponibilidade de rede de concessionárias disponíveis na região que o veículo circulará. Essa análise detalhada traz mais segurança para para tomar a decisão.



    O consumo de combustível também é importante, já que esse é o principal custo para os caminhoneiros. Na hora de escolher um modelo, avalie quantos quilômetros o veículo faz por litro de combustível. A vantagem de caminhões mais novos é que os computadores de bordo dão dicas de condução que aumentam o desempenho do veículo e possibilitam redução de custos. O Scania Driver Support é uma tecnologia que merece destaque.
    Aliás, outra característica muito legal da Scania é o seu programa de manutenção premium que disponibiliza dados operacionais dos veículos durante as revisões. 


     
    Essas informações ajudam a identificar sinais de má condução e atuar de maneira preventiva. Programas de manutenção são escolhas excelentes para garantir o valor de revenda do veículo. Isso é um fator a ser considerado no momento da compra.

    Quer conhecer o que o mercado oferece de melhor em caminhões? Então acesse o site da Cavese e confira!

    CBN Diário