Carregando...
 
       
     
     
     
     
    A
     
     
     
     
     
     
    - Atualizado em 08/01/2019 14h29

    Na capital, programa Educar Verão atende crianças durante alta temporada

    Mais de 500 alunos ficam nos núcleos de educação infantil enquanto pais trabalham até 30 de janeiro.

    Galeria de imagens

    O programa Educar Verão 2019 começou nesta terça-feira (8) em Florianópolis com 547 crianças matriculadas, com idades entre entre quatro meses e cinco anos. A ideia da prefeitura é atender alunos que durante o ano letivo estavam inscritos em núcleos de educação infantil da prefeitura e são filhos de trabalhadores que atuam na alta temporada.

    O programa vai até 30 de janeiro e, segundo a secretaria municipal de Educação, no dia 11 de fevereiro tem início o ano letivo 2019 das escolas da rede municipal.

    A recepcionista Natália Marinho é mãe de duas crianças, um menino de cinco anos e uma menina de dois, e nesta manhã, deixou os filhos no núcleo de Educação Infantil Almirante Boiteux, onde é oferecido o Programa Educar Verão.

    - É uma ajuda para os pais, porque eu não tenho com quem deixar. Uma creche particular nesse período é muito cara, na faixa de R$ 600 para meio período. No último dia de inscrição, consegui aqui – contou.

    Wanessa Silva Rodrigues é mãe de Artur Molina, de 5 anos, e esta é a quarta vez que ele participa do Educar Verão.

    - Nós trabalhadores precisamos disso, e já que o Artur tem 5 anos e eu não tenho onde deixar, então vamos manter ele na escolinha, é um apoio, porque eu posso ficar mais tranquila. Sem a escola, a gente se vira, mas não é fácil, pelo salário e o custo de deixar com alguém. Este ano começou mais tarde, dia 8, enquanto no ano passado foi dia 3. Foram R$ 50 por dia para deixar com uma babá, então pesa no bolso - comentou Wanessa.

    A secretaria Municipal de Educação informou que, como muitas famílias viajam nos primeiros dias de janeiro, começar o programa no dia 3 seria inviável economicamente, em função da baixa adesão.

    Oportunidade

    O menino Artur, de cinco anos, disse porquê gosta das atividades.

    - Como é verão, a gente vai estudar na escolinha – declarou.

    O programa Educar Verão é oferecido em oito núcleos de Educação Infantil de Florianópolis das 8h às 18h. Além das atividades pedagógicas, o programa oferece as quatro refeições às crianças matriculadas.

    Segundo o secretário interino de Educação de Florianópolis Luciano Formighieri, embora o programa tenha começado nesta terça já não é possível a inscrição de alunos. 

    - Todos que se inscreveram estão sendo atendidos em oito unidades em toda Ilha. Nós oferecemos em torno de 1 mil vagas, aproximadamente 600 famílias  asseguraram a participação do projeto. O período de inscrição encerrou, não é possível mais aderir ao programa, porque se monta toda uma estrutura de profissionais, alimentação, baseado no número de crianças que efetivaram a sua matrícula – explicou.

    CBN Diário