Carregando...
 
       
     
     
     
     
    A
     
     
     
     
     
     
    - Atualizado em 10/12/2018 15h54

    Na capital, HU deixa de receber doações de sangue e centraliza coleta no Hemosc

    Número de transfusões feitas no hospital é menor que o de coletas.

    Coletas deixam de ser feitas no HU a partir de sexta

    Foto: Flávio Neves /Agencia RBS

    A partir da próxima sexta-feira (14), o Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Florianópolis deixa de receber doações de sangue e centraliza essa coleta no Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC). Com um número de doações superior à demanda dos internados, o HU avaliou que o serviço poderia ficar com o hemocentro.

    Conforme Michel Faraco, que é chefe da Divisão de Apoio Diagnótico e Terapêutico, o hospital deixa de ser banco de sangue, para se tornar uma unidade de agência transfusional. Segundo Faraco, a prática já é adotada pelos demais hospitais do estado. 

    - Hoje, o Hemosc já nos fornece 50% das bolsas de sangue que a gente transfunde aqui. O que vai acontecer é que o Hemosc vai fornecer 100% dessas bolsas, vai centralizar as coletas no Hemocentro e a gente vai ter só um serviço ambulatorialmente e trasnfundir para pacientes internados. O HU deixa de ser banco de sangue para ser um agência transfusional - afirmou Michel. 

    De acordo com  Michel Faraco, a unidade de saúde tem um número de coletas superior às transfusões necessárias aos internados. 

    - O Hemosc por questão de projeto de qualidade não aceita essa doação, sou obrigado a desprezar essas bolsas de sangue. Para ter um mínimo de viabilidade operacional, seria interessante fazer ao menos 20 [coletas de sangue], mas a gente está fazendo oito. É mais interessante centralizar essas oito no Hemocentro do que jogá-las fora - explicou. 

    Para a gerente técnica do Hemosc Patrícia Carsten, a centralização das doações no hemocentro vai contribuir com a padronização do serviço no estado. 

    - Eles[HU] têm tantas outras demandas enquanto hospital e nós vamos enviar sangue coletado, pronto para uso transfusional, já enviamos. Mais de 50% do sangue usado no HU tem como origem o Hemosc - declarou. Os moradores que costumavam doar sangue no HU podem continuar contribuindo no Hemosc, que em Florianópolis fica na Avenida Othon Gama D'Eça, 756. 

    CBN Diário