Carregando...
 
       
     
     
     
     
    A
     
     
     
     
     
     
    - Atualizado em 16/04/2018 8h28

    Moacir Pereira: entidades fazem manifesto pela valorização da engenharia

    Foto: /Agencia RBS

    Previsto para os próximos dias o lançamento do “Manifesto pela valorização da Engenharia”, que foi idealizado e redigido em Florianópolis. O projeto já conta com o apoio de nove entidades profissionais e corporativas.

    O manifesto tem a liderança da Associação Catarinense de Engenheiros (ACE) e pretende sensibilizar políticos e governantes pela melhoria da gestão no planejamento, contratação, fiscalização e execução de obras públicas.

    A primeira constatação dos especialistas que atuam no setor é que os acidentes de obras públicas decorrem da ausência de planejamento e de critérios técnicos na elaboração dos projetos. Falta, em resumo, gestão.

    Na origem, a Lei de Licitações (Lei 8.666), que dá absoluta prioridade nas concorrências públicas às empresas que ofereçam os menores preços. Muitas vezes, isso resulta em inúmeros aditivos de reajustes ou o comprometimento da obra com o uso de material inadequado.

    O manifesto condena as obras improvisadas, contratadas quase sempre com motivação política ou eleitoral. As entidades defendem ainda que sejam responsabilizados, civil e criminalmente, todas as autoridades e os profissionais que causaram prejuízos à população com obras mal planejadas, construídas e entregues.

    Ouça o comentário de Moacir Pereira na íntegra: 

    CBN Diário