Carregando...
 
       
     
     
     
     
    A
     
     
     
     
     
     
    - Atualizado em 20/05/2019 8h02

    Mensagem pedindo atualização de aplicativo da Caixa Econômica Federal é golpe

    Quem recebe SMS, Whatsapp ou e-mail não deve clicar no link falso para evitar roubo de dados

    Foto: Leo Munhoz /Agencia RBS

    Milhares de pessoas receberam nas últimas semana, pelo  celular, um torpedo (SMS) ou Whatsapp pedindo atualização de suposto  aplicativo de acesso à Caixa Econômica Federal. É golpe para roubar os dados do usuário.

    O alerta é da próprio Banco.  Informada pela CBN Diário, a instituição emitiu uma nota reforçando a todos os usuários que não cliquem em links enviados em nome do banco.

    As mensagens enviadas aos clientes por e-mail, SMS ou WhatsApp não têm links. Esses tipos de mensagens podem ser vírus que contaminam o dispositivo para roubar as informações pessoais e bancárias.

    Segundo a CEF, fraudadores utilizam o nome de diversas empresas de e-commerce, bem como de instituições financeiras, para propagação de mensagens falsas, buscando coletar informações do usuário e assim executar fraudes, sendo essa modalidade de golpe denominada phishing.

    Em caso de recebimento de mensagens ou páginas falsas, a orientação é para que  sejam encaminhadas ao endereço abuse@caixa.gov.br.

     Desta forma equipe especializada em segurança cibernética da instituição pode para atuar rapidamente na retirada do ar de páginas falsas e links maliciosos que se utilizam do nome do banco.

     

     

    CBN Diário