Carregando...
 
       
     
     
     
     
    A
     
     
     
     
     
     
    - Atualizado em 13/09/2017 15h48

    Kadu Reis: "As contas do Figueira e o tamanho do desafio das sete vitórias"

    Matemática alvinegra na reta final da Série B do Brasileiro

    Foto: Luiz Henrique /Figueirense FC

    Com 25 pontos na tabela, o Figueirense garante a permanência na Série B do Campeonato Brasileiro caso faça mais sete vitórias nos 15 jogos restantes. Isto é um fato. O Alvinegro não venceu sete jogos em uma sequência de 15 em nenhum momento de 2017. Isto também é fato. Próximo a completar três meses na zona de rebaixamento, o time vai precisar fazer diferente para conseguir o objetivo da manutenção.

    O Figueirense iniciou a temporada sonhando com o retorno imediato à Série A, mas o passar dos jogos e o baixo rendimento nas competições foi minando o objetivo até o ponto de em setembro o Furacão fazer as contas para permanecer na segundona. A matemática da difícil temporada mostra somente 10 vitórias em 45 jogos, com 14 gols de saldo negativo. Segundo o departamento de matemática do futebol da UFMG a chance de descenso é de 43,9%.

    No momento em que a bola rolar para Internacional x Figueirense no sábado o Alvinegro terá acumulado 88 dias na zona de rebaixamento - está no Z4 desde a 9ª rodada. Ainda assim, os matemáticos reputam ABC, Náutico, Santa Cruz e Goiás com maiores chances de queda. A campanha decepciona no Estádio Orlando Scarpelli, com 12 pontos em 13 jogos. Mas o 8º lugar na tabela de classificação entre os visitantes faz com que as esperanças resistam.

    Se conseguir ter o melhor aproveitamento da temporada com sete vitórias nos 15 jogos restantes, o Figueirense atinge a marca de 46 pontos. Segundo os matemáticos da UFMG a chance de rebaixamento com esta pontuação é de 5% - com 45 sobe para 14%. Até o momento, em 23 jogos na Série B, o Furacão teve seis vitórias, sete empates e 10 derrotas.

    A sequência do Figueirense na Série B tem Internacional (F), ABC (C), Criciúma (F), Paraná (C), Luverdense (F), Santa Cruz (C), Londrina (F), Ceará (F), CRB (C), Brasil-RS (C), Oeste (F), América-MG (C), Vila Nova (F), Juventude (F) e Paysandu (C). São sete jogos no Estádio Orlando Scarpelli e oito compromissos fora de casa. Contra o Internacional no sábado o Alvinegro tenta chegar à terceira partida sem derrota na Série B.

    CBN Diário