Carregando...
 
       
     
     
     
     
    A
     
     
     
     
     
     
    - Atualizado em 22/08/2018 17h16

    Juros no cartão de crédito e cheque especial: brasileiros desconhecem o quanto pagam

    Foto: Daniela Xu /Agencia RBS

    Quando se fala em juros, seja do cartão de crédito ou do cheque especial, é fato que as taxas pelo uso destas funções serão altas. Mesmo assim, muitos consumidores brasileiros fazem uso destes créditos. Em uma pesquisa recente, com 1498 pessoas na faixa etária de 18 a 60 anos, 56% dos entrevistados disseram já ter ficado no vermelho e entrado no cheque especial.

    O que estes consumidores muitas vezes desconhecem é o quanto pagam de juros pelo uso dos créditos especiais. Segundo dados da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, no mês de junho, os juros do cheque especial estão na faixa de 288,35% ao ano, e 286,69% no cartão de crédito.

    - Nós temos um circunstância que antecede qualquer discussão sobre o assunto, que é a educação financeira. Ela habilita e empodera o consumidor, para que ele saiba quais são as formas de renegociação e quais as formas de prevenção dessa ideia de endividamento - disse o diretor do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (BRASILCON), Vitor Hugo Amaral.

    Ouça a entrevista com Vitor Hugo Amaral

    CBN Diário