Carregando...
 
       
     
     
     
     
    A
     
     
     
     
     
     
    - Atualizado em 15/08/2016 17h08

    Joinvilense sonha em disputar a final olímpica do salto em distância

    Eliane Martins treina em São Paulo e vai à primeira Olimpíada

    Eliane Martins conseguiu o índice para a Rio 2016 durante a disputa do Torneio Federação Paulista de Atletismo

    Foto: Carol Coelho /CBAt

    Natural de Joinville, Eliane Martins representa o país no salto em distância. Aos 30 anos, ela participa da sua primeira Olimpíada.


    Eliane conquistou o índice em fevereiro deste ano ao saltar 6,70 m. A preparação para chegar à marca se intensificou depois de uma decepção.

    “A minha preparação começou em Londres 2012, mas acabei não conseguindo índice para essa Olimpíada. De lá pra cá eu foquei os treinos para a Rio 2016, porque o sonho de uma atleta é disputar uma Olimpíada. Em 2015 treinei muito. Abri mão de voltar para Joinville, porque eu voltava bastante para visitar a família. Comecei 2016 mal na primeira competição e meu treinador pediu para ter calma. O que me deixou tranquila foi que na segunda competição de 2016 eu consegui o índice e fiquei sem pressão.”

    Eliane Martins treina no clube Pinheiros e seu técnico é Nélio Moura. Nélio foi treinador de Maurren Maggi, o maior nome da história do atletismo feminino do Brasil. Maurren ganhou o ouro no salto em distância em Pequim 2008 e influenciou a carreira da catarinense.

    “Eu lembro que não treinava com o treinador dela no ano do ouro olímpico. Depois disso liguei para ele e pedi para entrar na equipe. Quando olhei, estava treinando ao lado de uma campeã olímpica. Isso me influenciou muito. Ela me dava toques.”

    A saltadora de SC tem um objetivo na Rio 2016: ficar entre as 12 melhores atletas e ir à final.

    “Não tenho nenhuma meta. Óbvio que eu quero saltar sete metros como qualquer menina que faz salto em distância, mas eu vou ficar muito feliz se eu for à final.” 

    Eliane Martins tenta se classificar à final do salto em distância na terça-feira (16) às 21h05. Caso avance na competição, disputará a decisão da medalha na quarta-feira (17) às 21h15.

    CBN Diário