Carregando...
 
       
     
     
     
     
    A
     
     
     
     
     
     
    - Atualizado em 12/02/2019 10h56

    Florianópolis registra o quarto caso de dengue autóctone

    Pacientes trabalham na mesma empresa na região continental

    Foto: Salmo Duarte /Agencia RBS

    O quarto caso de dengue autóctone de Florianópolis foi confirmado pela prefeitura nesta segunda-feira (11). Um quinto caso de dengue contraído na capital foi informado pela secretaria municipal de Saúde, mas a paciente reside em Biguaçu. Todos os afetados pela doença passam bem. 

    A dengue é chamada autóctone quando é contraída no local em que o paciente mora, nesse caso, no município. Quatro pacientes, segundo a prefeitura, foram contaminados no local onde trabalham, em uma empresa de ônibus interestadual, na região continental. Um dos casos  é de uma criança, filha de uma das pacientes. 

    - Fomos a essa empresa e identificamos que havia muitos locais com água parada e autuamos e multamos a empresa -  afirmou o secretário municipal de saúde Carlos Alberto Justo da Silva. 

    A Viação Catarinense informou via assessoria de imprensa que, após receber ações preventivas da Vigilância Sanitária, adotou medidas como palestras e distribuição de repelentes e materiais educativos para reforçar o combate ao Aedes aegypti. Além disso, declarou que não vai medir esforços para combater o mosquito. 

    - Já na sexta-feira (8) quando identificamos os casos, com a primeira pessoa doente, fizemos o que manda a legislação, que é no raio de 150 metros da casa dela e de onde ela trabalha, fazer a pulverização, a busca de focos, tratamento dos focos e pulverização - afirmou Justo da Silva. 

    Outros 32 casos com suspeita de dengue são investigados em diversas regiões da capital. 

    - A maioria deles deve dar negativo, mas estamos nos antecipando já e indo na casa dessas pessoas, olhando o foco, tratando se tem mosquito, tomando as providências - esclareceu. 

    Ouça a entrevista

    CBN Diário