Carregando...
 
       
     
     
     
     
    A
     
     
     
     
     
     
    - Atualizado em 09/08/2018 19h30

    Da desconfiança à liderança, Betão comemora dois anos no Avaí

    Zagueiro foi anunciado no dia 10 de agosto de 2016

    Betão já disputou 117 jogos com a camisa do Leão da Ilha

    Foto: Divulgação /Avaí Futebol Clube

    O zagueiro Betão celebra uma marca importante com a camisa do Avaí nesta sexta-feira. O atleta de 34 anos completa dois anos no time do Sul da Ilha, onde hoje é uma das peças importantes no esquema do técnico Geninho.

    Com contrato até o fim de 2018, Betão diz que está feliz no clube e na cidade de Florianópolis, onde se identificou e fez muitos amigos. Apesar desta marca, o defensor disse que está muito focado em ajudar o Leão da Ilha de volta a Série A do Brasileiro.

    Ebert Willian Amâncio, o Betão, natural da cidade de São Paulo, começou sua carreira no Corinthians e depois teve passagens por Santos, Ponte Preta, Dínamo de Kiev, da Ucrânia, e Évian, da França, em duas oportunidades. Na última, em 2016, o zagueiro terminou o seu contrato com o clube francês e depois disso acertou a sua vinda para o Avaí.

    Aos 32 anos, o atleta foi anunciado no dia 10 de agosto de 2016, sob a desconfiança do torcedor. Escapar do rebaixamento era a realidade do Avaí na Série B naquele momento.

    "O tempo passou rápido. Hoje, pensando, o tempo voou. Foi uma trajetória bacana. Cheguei com olhar desconfiado de todos, como torcida e imprensa. Para alguns, ainda com a idade avançada. Mas consegui dar uma resposta boa. Naquele ano, o clube estava em uma situação tenebrosa em todos os aspectos como financeiro e clima de vestiário. E conseguimos uma arrancada boa, uma arrancada que ninguém esperava. O intuito era não cair para a Série C e acabamos não apenas com o acesso, mas com o vice da Série B. Em 2017 foi um ano de desafios. Caímos, mas em pé. Fomos rebaixados por causa de um gol, podemos dizer assim. Mas foi um trabalho bem feito. Espero terminar esse ano com mais um acesso", avalia. 

    Betão iniciou os trabalhos no Avaí no dia 10 de agosto, mas só foi apresentado oficialmente no dia 15. A sua estreia com a camisa do Leão da Ilha foi no dia 23 daquele mês diante do Sampaio Corrêa, em São Luis (MA), com uma vitória de 2 a 1. De lá para cá, o zagueiro completou 117 jogos, sendo substituído apenas duas vezes, uma em 2016 e outra em 2017. O atleta iniciou apenas uma vez no banco de reservas, mas nessa não entrou no jogo. Betão marcou um gol com a camisa do Avaí e foi contra o Vasco, em 2017 na Série A do Brasileiro, no dia 11 de outubro, na derrota, na Ressacada, para o Vasco por 2 a 1. Betão tem contrato com o clube até dezembro deste ano.

    O zagueiro criou uma identificação muito forte não só com o clube, mas também com a torcida do Avaí e com a cidade. "O maior elogio que eu posso receber não são pelos títulos, mas o repeito e o reconhecimento que as pessoas têm por mim. E aqui tem sido assim. Em relação à cultura tem sido muito fácil a adaptação. Gosto da cidade, do clima e minha família é sempre bem recebida. Sei que a cidade é dividida em azul e branco e preto e branco, mas posso dizer que tenho um respeito enorme pelas pessoas do lado de lá (Figueirense). Sempre que encontro um torcedor do Figueirense, ele me elogia e agradece por respeitar a cidade. Isso é muito gratificante para mim", disse Betão.

    Números de Betão no Avaí

    2016 => 17 jogos como titular - Substituído uma vez - Banco: Uma vez e não entrou no jogo

    2017 => 59 jogos como titular - Substituído uma vez - Gol: 1 => 11/10/2017 - Avaí 1 x 2 Vasco - Série A do Brasileiro

    2018 => 41 jogos como titular - Não foi substituído.

    Total => 117 jogos como titular - Substituído duas vezes - Banco: uma vez e não entrou - Gol: 1

    Ouça a coletiva do zagueiro Betão

    CBN Diário