Carregando...
 
       
     
     
     
     
    A
     
     
     
     
     
     
    - Atualizado em 22/08/2018 7h04

    Aposentados podem consultar primeira parcela do 13º salário a partir de quinta-feira

    Valores entram na conta dos segurados entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro

    Foto: Genaro Joner /Agencia RBS

    A partir desta quinta-feira (23), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão consultar o valor da primeira parcela do 13º salário. O dinheiro entra na conta dos segurados entre a próxima segunda-feira (27) e o dia 10 de setembro. O pagamento será de até 50% do valor do benefício. 

    Os depósitos seguem o modelo dos anos anteriores. Primeiro, vão receber os que ganham até um salário mínimo, nos últimos cinco dias úteis deste mês. Nos primeiros cinco dias úteis do mês seguinte, será depositado o valor para quem recebe acima de um salário mínimo. 

    Terão direito ao adiantamento cerca de 30 milhões de segurados no país, o que corresponde a um pagamento total de quase R$ 21 bilhões. Por lei, a gratificação vai para quem recebeu aposentadoria, pensão por morte, auxílio-acidente e auxílio-reclusão durante o ano. 

    Nos casos de auxílio-doença e salário-maternidade, o valor é proporcional ao período recebido. 

    A segunda parcela do 13º salário será paga entre 26 de novembro e 7 de dezembro. Como determina a legislação, o desconto no Imposto de Renda sobre o 13º será feito somente na segunda parcela. 

    A consulta ao extrato pode ser feita pelo site Meu INSS. É necessário cadastrar senha para o portal de serviços do órgão. Caso o segurado tenha dificuldades, é possível ter acesso ao extrato no banco de pagamento do benefício ou por meio da central telefônica 135. 

    CBN Diário